Você já olhou para alguém ou até para si mesmo e teve a impressão de que os dentes dessa pessoa são pequenos demais? É bem provável que sim, não é? O que acontece é que, na verdade, não são os dentes que são pequenos, mas a relação entre a gengiva, os dentes e seu roso que está desproporcional.
Esse fenômeno é o chamado de sorriso gengival alto, que acontece quando há uma exposição exagerada das gengivas acima dos dentes. Isso costuma causar um constrangimento nas pessoas com essa condição, que, por sua vez, acabam sentindo vergonha de sorrir, piorando estados deprimidos e diminuindo a baixa autoestima.
Esse problema, entretanto, pode indicar o tratamento para dentel. s pequenos. A chamada gengivoplastia ou plástica gengival é uma cirurgia simples que promove a correção e o alinhamento das gengivas. E, se estiver indicado, usar as facetas ou lentes de contato dental. Conheça agora mais sobre esse procedimento.
É um tipo de cirurgia plástica feita na gengiva e osso em volta dos dentes usada para remodelar o tecido gengival em excesso ao redor dos dentes e assim melhorar a sua aparência.
Apesar de ter o seu maior apelo na estética, ela também pode auxiliar na melhora da saúde do paciente, uma vez que pessoas que apresentam esse quadro possuem maior incidência de doenças tais como a gengivite entre outros problemas.
A técnica pode ser usada para as mais diversas aplicações. Conheça abaixo os principais usos dela.
O sorriso gengival alto acontece quando há uma exposição exagerada da gengiva acima dos dentes. Assim, ao sorrir ou falar, os dentes da pessoa parecem pequenos. A gengivoplastia, quando bem indicada e feita pelo dentista competente, pode resolver isso, retirando o excesso de gengiva e deixando as coroas dentárias mais amostra.
Nem sempre a pessoa possui um excesso grande de gengiva em todo o seu sorriso. Às vezes, isso pode acontecer apenas em alguns dentes. Essa irregularidade da gengiva ao cobrir os dentes torna o sorriso menos atrativo.
Sendo assim, a gengivoplastia também serve para nivelar as bordas e tornar o sorriso mais harmonioso.
Algumas gengivas possuem um padrão mais ogival, outras prevalecem um formato quadrado. Isso é comum. O problema é quando um mesmo indivíduo apresenta mais de um padrão. Nesse caso, a cirurgia pode atuar padronizando a geometria da gengiva em um formato só.
O tratamento realizado através da gengivoplastia é rápido e simples. A cirurgia, em geral leva em torna de 30 minutos a 2 horas. Porém, durante todo o procedimento o paciente fica anestesiado e não sente dor alguma.
Ela pode ser realizada com bisturi ou a laser. A vantagem do laser é que a recuperação é ainda mais rápida, já que, ao cortar, ele também já cauteriza o local.
Como a gengiva é um tecido vivo, a recuperação é extremamente rápida. No dia seguinte você já poderá voltar para a sua rotina comum, apenas tomando alguns cuidados, como evitar comidas sólidas e quentes, além de atividades físicas.
Mesmo tendo um pós-operatório bastante tranquilo, o cirurgião-dentista ainda receita analgésicos, para o caso de você sentir alguma dor nesse período.
Em um primeiro momento, essa pode ser a sua impressão, pelo fato de essa cirurgia parecer muito invasiva. Entretanto, isso não acontece, na prática. A gengivoplastia é uma cirurgia indolor e de rápida recuperação.
Gostou do texto? Então, agora que você já sabe tudo sobre o tratamento para dentes pequenos, conheça também o visagismo. Uma tendência no tratamento dentário, que vale a pena você considerar!
Fonte: Blog Odonto Condé
Deixe seu contato e nós entraremos em contato para agendar uma avaliação totalmente grátis