Cirurgia

O QUE É Cirurgia?

Você já imaginou ter complexo ou baixa autoestima por ter as bochechas grandes? Cirurgia é o nome dado à cirurgia para redução as bochechas, procurando afinar o rosto, dando um perfil mais harmônico e atraente para quem tem as bochechas grandes ou volumosas. Na cirurgia é retirado o tecido que dá volume às bochechas, a chamada bola ou Gordura de Bichat, daí vem o nome bichectomia!

PERGUNTAS FREQUENTES

A Cirurgia é indicada, em sua maioria, para:

  • Insatisfação com volume muito grande das bochechas (“bochechas muito cheias”)
  • Baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto
  • “Traços” do rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto
  • Rosto muito grande ao sorrir
  • Falta de definição da linha da mandíbula e pescoço
  • Excesso de “papadas” no rosto e pescoço
  • Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso (“emagreço, emagreço e as bochechas continuam grandes”)
  • Desejo de uma estética facial mais atraente
Geralmente, a maior parte das cirurgias plásticas estéticas no rosto, poderá ser feita assim que houver o crescimento completo da face. Sendo assim, a cirurgia pode ser feita já na adolescência, desde que haja consentimento por escrito dos responsáveis pelo paciente.
  • A bichectomia diminui as bochechas e afina a parte inferior do rosto, definindo melhor as “maças do rosto”.
  • A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto, fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente.
  • A retirada da Bola de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e rosto mais fino.
A cirurgia que retira gordura das bochechas, é feita através de um pequeno corte na parte interna da boca (não há cicatrizes externas ou perceptíveis), com anestesia local ( a mesma para fazer uma restauração, ou extração de dente). Através desse corte de paroximadamente 1 cm, é retirado o excesso da gordura de Bichat. A incisão é suturada com um ou dois pontos.
A redução das bochechas ou bichectomia no homem é muito procurada! Aliás, bichectomia em homens é muito comum! Qualquer cirurgia plástica estética no homem, tem suas particularidades e, com a bichectomia masculina não é diferente. O cirurgião dentista deve sempre estar atento, para que os traços típicos do rosto atraente masculino não sejam perdidos.
Muitas pessoas não gostam do formato do rosto, porém têm medo de perder as “covinhas das bochechas” após a cirurgia. A “covinha” das bochechas é causada pela inserção dos músculos que fazem a mímica da boca, os quais não são alterados. Sendo assim, se observarmos fotos de bichectomia antes e depois, vemos que não há alteração nas covinhas. A bichectomia não altera a “covinha” das bochechas!
Nos casos em que a assimetria do rosto é causada por diferenças na quantidade da gordura de Bichat, a cirurgia de bichectomia pode ATENUAR a assimetria. Infelizmente, na maioria dos casos, as assimetrias do rosto não costumam ser causadas apenas pela gordura de Bichat, havendo alteração óssea e dos demais tecidos moles do rosto.
A bichectomia funcional costuma ser feita em pacientes que com muito volume na região da bola de Bichat, os quais, em função disso, acabam mordendo muito as bochechas. A lesão repetida da parte interna da bochecha, pode causar uma proliferação de bactérias que podem causar mau hálito e doenças da cavidade oral e gengiva. Nesses pacientes, pode haver inclusive formação de caseos amigdalianos (bolinhas brancas que ficam coladas na garganta gerando mau hálito).

Acredito que essa é a maior duvida da grande maioria, entao, vamos lá:

Isso não é verdade!

  • O envelhecimento é algo natural. Perda de colágeno na pele, perda de tonicidade muscular, perda óssea, são fatores normais do processo de envelhecimento.
  • A diminuição das bochechas é feita há muito tempo como procedimento acessório às cirurgias de lifting e rejuvenescimento facial.
  • Ao contrário do que muitos pensam, a bichectomia recupera o contorno facial conhecido como "triângulo invertido", característico como um padrão de beleza! Logo, a bichectomia pode rejuvenescer bastante o rosto em pacientes com excesso de papada ou bochechas.
  • A bichectomia não tem influência negativa na flacidez de pele do rosto. A gordura retirada é muito profunda em relação à pele e, além disso, o volume retirado não é tão grande a ponto de causar flacidez.
  • A bola de Bichat não sustenta nenhum tecido, não causa flacidez, pois é uma gordura interna com tecido muito mole, e sua remoção apenas auxilia no afinamento e harmonização da face.
  • Após a cirurgia a pele se adapta ao novo contorno facial mais afinado.
Acredito que essa é a maior duvida da grande maioria, entao, vamos lá:

Isso não é verdade!

A redução das bochechas não é um procedimento dolorido, o paciente esta totalmente anestesiado. O maior desconforto no pós operatório é causado pelo inchaço que ocorre após a cirurgia. Esse edema, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 48 horas.
A bola de Bichat tem a função de facilitar a amamentação nos recém-nascidos. Você já reparou as bochechas dos recém-nascidos? Então… Já deve ter notado que são bastante redondas e volumosas. Isso é causado pela bola de Bichat.Nessa fase, ela tem função em auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colabem enquanto o nenê suga o leite materno, além de proteger os ramos bucais do nervo facial. Após a infância, a Gordura de Bichat não tem mais função fisiológica, podendo ser retirada sem problemas.
  • Nos primeiros 3 dias pode haver inchaço e algumas áreas podem ficar roxas.
  • Após 2 dias geralmente, atividade sociais e trabalho podem ser plenamente retomados, desde que não exijam esforço físico.
  • Atividades aeróbicas leves são liberadas após uma semana.
Os principais cuidados pós-operatórios são:
  • Evitar sol nas primeiras 2 semanas se houver áreas roxas
  • Compressas geladas nos primeiros 3 dias
  • Dieta liquida e pastosa nas primeiras 48 horas
O resultado começa a ser notado após 2 semanas. Durante esse período, o resultado é pouco percebido em função do inchaço. Após esse período, o rosto já começa a afinar e ficar mais definido, a partir daí os benefícios passam a ser evidentes. O resultado final só pode ser avaliado após 3 a 6 meses da cirurgia.
Existe o MITO de que a bichectomia é uma cirurgia perigosa e cheia de riscos. Na verdade, o procedimento jamais deve ser banalizado por tratar-se de uma cirurgia como qualquer outra, tendo, assim, os mesmos riscos de qualquer procedimento cirúrgico. Existem dois riscos específicos da redução das bochechas: lesão dos ramos bucais no nervo facial (que movimentam a boca) e do ducto parotídio (que leva a saliva para a boca). Duas boas notícias para quem ainda sofre com medo de fazer uma bichectomia devido a isso… Esses dois acontecimentos podem ser diminuídos a praticamente zero, quando a cirugia é feita por um cirurgião dentista com experiência nessa cirurgia, sendo usada uma técnica cirúrgica atraumática e delicada. Os ramos bucais que podem sofrer alterações, não são ramos únicos do nervo facial, sendo assim, na ocorrência de algum imprevisto, a boca na grande maioria das vezes, acaba sofrendo reinervação de outros ramos, voltando ao normal.

PERGUNTE À Clínica Orthus

!
!
!
[CARREGANDO...]

FAÇA UMA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Deixe seu contato e nós entraremos em contato para agendar uma avaliação totalmente grátis

AVALIAÇÃO GRÁTIS

!
!
[CARREGANDO...]
ENTRAREMOS EM CONTATO
Para ganhar sua avaliação grátis, basta preencher corretamente seus dados e entraremos em contato.